quinta-feira, 4 de novembro de 2010

115 - Tema: LUZ


Responda:

1- Em que aspectos a luz visíel se assemelha à radiação infravermelho, à utravioleta, às ondas de rádio e às microondas?
2- Em que aspecto físico diferem as ondas que compõem a luz branca?
3- O que são fontes artificiais de luz? Cite três exemplos.
4- A luz atravessa todos os tipos de matérias? Explique.
5- Qual a diferença entre reflexão difusa e reflexão especular?

14 comentários:

  1. 115
    WILSON SALGADO DOS SANTOS
    LEVICTOR MARQUES BATISTA



    QUESTAO 1:As ondas eletromagnéticas são uma combinação de um campo elétrico e de um campo magnético que se propagam através do espaço transportando energia. A luz visível é cobre apenas uma pequena parte do espectro de radiação eletromagnética possível.
    QUESTAO 2:São esses aspectos que a difere da luz comum onde não existe sincronia ... São dispositivos capazes de emitir luz com comprimento de onda único e definido
    QUSTAO 3:As fontes artificiais de iluminação, utilizadas em fotografia, são de três tipos básicos: Photoflood Brancas, Photoflood Azuis e Flash Eletrônico
    QUESTAO 4:A luz branca pode ser decomposta em outras cores, cada uma representada. É o fenômeno da difração, típico de ondas. Nesse caso, a luz se comporta como uma onda ! Os físicos incorporaram esses dois aspectos da natureza da luz, A primeira vista elas diferem no tamanho e na cor.
    QUSTAO 5:. A única diferença é que ao invés da constante GL_AMBIENT usa-se a constante GL_DIFFUSE,SPECULAR indica que o coeficiente de reflexão especular e difusa.15
    WILSON SALGADO DOS SANTOS
    LEVICTOR MARQUES BATISTA



    QUESTAO 1:As ondas eletromagnéticas são uma combinação de um campo elétrico e de um campo mag

    ResponderExcluir
  2. NOME;kelly Cristina Junqueira Rezende,Janaina p. de oliveira
    Turma;1151;A radiação eletromagnética (ou EMR, Electromagnetic Radiation do inglês) pode ser traduzida por uma perturbação no vácuo ou na matéria de forma ondulatória. A partícula, ou onda, elementar associada ao fenômeno é o fóton, o qual possui campo elétrico e campo magnético perpendiculares e em fase, propagando-se no espaço e transportando energia. O espectro visível, ou simplesmente luz visível, é apenas uma pequena parte de todo o espectro de radiação eletromagnética possível. A existência de ondas eletromagnéticas foi prevista por James Clerk Maxwell e confirmada experimentalmente por Heinrich Hertz. A radiação eletromagnética encontra aplicações como a radiotransmissão, seu emprego no aquecimento de alimentos (fornos de microondas), em lasers para corte de materiais ou mesmo na simples lâmpada incandescente.

    2;por sua vez a luz branca e composta pelas ondas eletro magneticas,compreendidas no intervalo de frequencia da luz visivel.

    3;São fontes artificiais os objetivos criados pelo homem e emitem luz.ex:lampada,lanterna.

    4;nao.ao passar de um meio tranesparente para outro.nessa passagem,as ondas luminosas sofrem mudanças na sua velocidade de propagaçao.

    5;Segundo a lei da reflexão na reflexão especular o ângulo de incidencia e sempre igual ao ângulo de reflexão.

    ResponderExcluir
  3. 1-vários tipos de radiações eletromagnéticas (ondas de rádio, microondas, raios infravermelhos, luz visível, raios ultravioleta, raios X e raios gama. uma resistência elétrica que ao se aquecer, emite radiação infravermelha.

    2-A luz branca pode ser decomposta em outras cores, cada uma representada É o fenômeno da difração, típico de ondas. Nesse caso, a luz se comporta como uma onda ! Os físicos incorporaram esses dois aspectos da natureza da luz, A primeira vista elas diferem no tamanho e na cor.

    3-Consideramos luzes artificiais todas as fontes luminosas que não provém nem do sol nem das estrelas.

    Assim, as fontes de luz por combustão e as provenientes da energia elétrica são fontes artificiais.

    Em geral, os materiais fotográficos, ou fotossensíveis, são menos sensíveis às luzes artificiais do que às luzes naturais, aspecto importante a levar em conta, pois, alguns filmes possuem índices de sensibilidade especificamente indicados para luzes naturais ou artificiais.
    As fontes artificiais de iluminação, utilizadas em fotografia, são de três tipos básicos: Photoflood Brancas, Photoflood Azuis e Flash Eletrônico.

    4-Einstein viu-se forçado a considerar o raio luminoso como uma chuva de partículas, posteriormente chamadas fótons. Esta descrição da luz parecia estar em confronto direto com a idéia tradicional, segundo a qual a luz (assim como todo tipo de radiação eletromagnética) consiste em ondas contínuas que se propagam de acordo com a célebre teoria eletromagnética de Maxwell, firmemente estabelecida meio século antes. De fato, a natureza ondulatória da luz havia sido demonstrada experimentalmente, em uma época muito remota, por Thomas Young mediante seu famoso aparelho de "da dupla fenda".
    paginas.terra.com.br/educacao/labertol…
    luz não é apenas um estado energético, é uma entidade híbrida que combina matéria Ultrapassando esse limite, todo o feixe de luz será refletido.

    5-nteriormente falamos que um ambiente escuro se ilumina na presença de uma fonte de luz. Quando isso acontece, podemo

    ResponderExcluir
  4. Nome:Diego Santos e Guilherme Ribeiro.
    respostas
    1.vários tipos de radiações eletromagnéticas (ondas de rádio, microondas, raios .... infravermelhos, luz visível, raios ultravioleta, raios X e raios gama. ...... uma resistência elétrica que ao se aquecer, emite radiação infravermelha.

    2.A luz branca pode ser decomposta em outras cores, cada uma representada ..... É o fenômeno da difração, típico de ondas. Nesse caso, a luz se comporta como uma onda ! ... Os físicos incorporaram esses dois aspectos da natureza da luz.A primeira vista elas diferem no tamanho e na cor.

    3.Consideramos luzes artificiais todas as fontes luminosas que não provém nem do sol nem das estrelas.

    Assim, as fontes de luz por combustão e as provenientes da energia elétrica são fontes artificiais.

    Em geral, os materiais fotográficos, ou fotossensíveis, são menos sensíveis às luzes artificiais do que às luzes naturais, aspecto importante a levar em conta, pois, alguns filmes possuem índices de sensibilidade especificamente indicados para luzes naturais ou artificiais.

    4.Em 1905 a hipótese quântica foi estimulada por Einstein, quem explicou de modo satisfatório o chamado efeito fotoelétrico, que consiste na extração de elétrons da superfície de um metal mediante energia luminosa. Para explicar o modo particular de como isto se sucede, Einstein viu-se forçado a considerar o raio luminoso como uma chuva de partículas, posteriormente chamadas fótons. Esta descrição da luz parecia estar em confronto direto com a idéia tradicional, segundo a qual a luz (assim como todo tipo de radiação eletromagnética) consiste em ondas contínuas que se propagam de acordo com a célebre teoria eletromagnética de Maxwell, firmemente estabelecida meio século antes. De fato, a natureza ondulatória da luz havia sido demonstrada experimentalmente, em uma época muito remota, por Thomas Young mediante seu famoso aparelho de "da dupla fenda.

    5.é a reflexão que ocorre numa superfície irregular. Maria e Joana são fotografadas entre dois espelhos planos verticais que formam entre .

    ResponderExcluir
  5. Nome:Felipe Ricardo Turma:115
    Nome:Josue

    1A radiação eletromagnética (ou EMR, Electromagnetic Radiation do inglês) pode ser traduzida por uma perturbação no vácuo ou na matéria de forma ondulatória. A partícula, ou onda, elementar associada ao fenômeno é o fóton, o qual possui campo elétrico e campo magnético perpendiculares e em fase, propagando-se no espaço e transportando energia. O espectro visível, ou simplesmente luz visível, é apenas uma pequena parte de todo o espectro de radiação eletromagnética possível. A existência de ondas eletromagnéticas foi prevista por James Clerk Maxwell e confirmada experimentalmente por Heinrich Hertz. A radiação eletromagnética encontra aplicações como a radiotransmissão, seu emprego no aquecimento de alimentos (fornos de microondas), em lasers para corte de materiais ou mesmo na simples lâmpada incandescente.

    2 Por sua vez a luz branca e composta pela ondas eletromagneticas compreendidas no intervalo de freguencias da luz invisivel

    3Lampada,lanterna e Flash Eletrônico

    4 Nao, por quer a luz nao atravez corpos opaco so atravessa translucidos e transparentes.

    5 segunda a lei da reflexao especular o angulo de incedencia e sincular o angulo de incidencia e sempre igual ao angulo de reflexao.

    ResponderExcluir
  6. Nome: Keila e Ludymila
    Nº: 27 e 33
    1. em ordem crescente de freqüência e decrescente de comprimento de onda: ondas de rádio - microondas - infravermelho - luz visível - ultravioleta.
    2. A organização administrativa do grande universo apresenta uma divisão clara entre os governos do universo central, do superuniverso e dos universos locais, e, conquanto essas divisões sejam astronomicamente paralelas às da separação espacial entre Havona e os sete superuniversos, nenhuma linha suficientemente clara de demarcação física separa as criações locais.
    3. fonte naturais é tudo aquilo que por natureza emite calor, nesse caso
    artificiais não são
    exemplo de fontes naturais.
    Ex.: sol, seres vivos.. etc
    fontes artificiais
    resistencias eletricas e outras. Uma lampada por exemplo emite luz que é considerado uma fonte de luz artificial afinal uma lampada nao emite luz por natureza e ela tb eh uma fonte de calor artificial
    afinal tb nao emite calor por natureza.
    4. Em 1905 a hipótese quântica foi estimulada por Einstein, quem explicou de modo satisfatório o chamado efeito fotoelétrico, que consiste na extração de elétrons da superfície de um metal mediante energia luminosa. Para explicar o modo particular de como isto se sucede, Einstein viu-se forçado a considerar o raio luminoso como uma chuva de partículas, posteriormente chamadas fótons.
    5. A luz que vemos nada mais é que uma mistura de ondas eletromagnéticas (Luz branca). Vc já ouviu falar em raios X, raios ultravioleta, raios gama...bem, todos estes raios são luz. Sendo que são um tipo de luz que nossos olhos não são capazes de ver. Nossa faixa visível de frequências está entre Vermelho, Laranja, Amarelo, Verde, Azul, Anil e Violeta. Acima do violeta temos ultra violeta, rais X, raios gama etc...abaixo do vermelho temos o infravermelho. O que diferencia a tom dessas luzes é o comprimento de onda. Quanto menor o comprimento de onda, maior é a frequência e quanto maior o comprimento da onda menor é a frequência. A luz é constuída de partículas chamadas fótons. Daí a natureza dual da luz, onda e partícula (pesquisar).

    ResponderExcluir
  7. Nome:Roberto Ferreira Da Silva n:44
    Nome:Rafael Chagas n:40

    RESPOSTAS:
    1-A radiação eletromagnética são ondas que se auto-propagam pelo espaço. Parte de todo o espectro consegue ser interpretada através do olho dos diversos animais e, para cada espécie, denomina-se essa fatia de luz ou luz visível. A radiação eletromagnética compõe-se de um campo elétrico e um magnético, que oscilam perpendicularmente um ao outro e à direção da propagação de energia. A radiação eletromagnética é classificada de acordo com a frequência da onda, que em ordem decrescente da duração da onda são: ondas de rádios, micro-ondas, radiação terahertz (Raios T), radiação infravermelha, luz visível, radiação ultravioleta, Raios-X e Radiação Gama.

    2- A luz solar é a principal fonte de energia da Terra. A constante solar é a quantidade de potência que o Sol deposita por unidade de área diretamente exposta para luz solar. A constante solar é igual a aproximadamente 1 368 W/m² a 1 UA do Sol, ou seja, na ou próxima à órbita da Terra,[106] sendo que o planeta recebe por segundo 50 000 000 GW.[nota 4] Porém, a luz solar na superfície da [[Terra] é atenuada pela atmosfera terrestre, diminuindo a potência por unidade de área recebida na superfície para aproximadamente 1 000 W/m² no zênite, em um céu claro. A energia solar pode ser coletada através de uma variedade de processos sintéticos e naturais.A luz solar é indispensável para a manutenção de vida na Terra, sendo responsável pela manutenção de água no estado líquido, condição indispensável para permitir vida como se conhece, e, através de fotossíntese em certos organismos (utilizando água e dióxido de carbono), produz o oxigênio (O2) necessário para a manutenção da vida nos organismos dependentes deste elemento e compostos orgânicos mais complexos (como glucose) que são utilizados por tais organismos, bem como outros que alimentam-se dos primeiros. A energia solar também pode ser capturada através de células solares, para a produção de eletricidade ou efetuar outras tarefas úteis (como aquecimento).

    3- A finalidade das fontes luminosas, é produzirem a luz artificial que o homem precisa para complementar ou substituir a luz natural dada pelo Sol. Ex: Radiaçoes Termicas, Descarga de Gas e Fluorescência

    4- Em 1905 a hipótese quântica foi estimulada por Einstein, quem explicou de modo satisfatório o chamado efeito fotoelétrico, que consiste na extração de elétrons da superfície de um metal mediante energia luminosa. Para explicar o modo particular de como isto se sucede, Einstein viu-se forçado a considerar o raio luminoso como uma chuva de partículas, posteriormente chamadas fótons. Esta descrição da luz parecia estar em confronto direto com a idéia tradicional, segundo a qual a luz (assim como todo tipo de radiação eletromagnética) consiste em ondas contínuas que se propagam de acordo com a célebre teoria eletromagnética de Maxwell, firmemente estabelecida meio século antes.

    5- Reflexão especular e reflexão difusa
    Anteriormente falamos que um ambiente escuro se ilumina na presença
    de uma fonte de luz. Quando isso acontece, podemos ver não apenas a fonte
    mas também os outros objetos! O que acontece que faz com que vejamos não
    apenas a lâmpada, a vela ou o Sol?
    Usando nosso modelo da óptica geométrica, sabemos que os raios
    luminosos saem da fonte e, se chegarem a nossos olhos, então poderemos ver a
    luz. Os raios que saem da fonte também chegam a outros objetos.

    ResponderExcluir
  8. nome: maycol // Rodrigo

    1}é uma radiação não ionizante na porção invisível do espectro eletromagnético que está adjacente aos comprimentos de onda longos, ou final vermelho do espectro da luz visível. Ainda que em vertebrados não seja percebida na forma de luz, a radiação IV pode ser percebida como calor, por terminações nervosas especializadas da pele, conhecidas como termorreceptores.

    2} . A luz branca pode ser decomposta em outras cores, cada uma representada ..... É o fenômeno da difração, típico de ondas. Nesse caso, a luz se comporta como uma onda ! ... Os físicos incorporaram esses dois aspectos da natureza da luz, ..... A primeira vista elas diferem no tamanho e na cor:

    3. A finalidade das fiontes luminosas e produzirem a luz artificial que o homem precisa para completar ou substituir a luz natural dada pelo sol, ex as candeias de azeite os candeiros a gas, as tochas

    4. Não por que so existe refração quando um raio de luz enside atravessar obliquamente a superficie de separação de dois transparentes

    5.A diferença entre refração difusa e reflação especular e que a difusa radia luz numa superficie regular e ela se reflete em todas as direções e especular atinge so a superficie polida de um espelho em direções determinadas .

    ResponderExcluir
  9. nome:Diego Henrique nª09
    flavia nª13

    1 * Micro-ondas podem ser usadas para transmitir energia a longas distâncias e, após a 2ª Guerra Mundial, têm sido realizadas diversas pesquisas para verificar essas possibilidades. A NASA realizou pesquisas, durante os anos 1970/80, sobre o uso de Satélites de Energia solar que captariam as emissões solares e as retransmitiriam para a superfície da Terra por meio de micro-ondas.
    Um dos vários tipos de onda, as ondas hertzianas são popularmente conhecidas como ondas de rádio-frequência ou simplesmente ondas de rádio. Usadas, principalmente, em difusão de rádio, elas estão também presentes na difusão de televisão, em sistemas de comunicação terrestre ou via satélite, radionavegação, radiolocalização e diatermia.

    2Espectros da RadiaçãoA separação de um feixe luminoso, não monocromático, nas radiações monocromáticas que o compõem, dispersão da luz, pode fazer-se, em boas condições, utilizando prismas ópticos como órgãos dispersores, em dispositivos apropriados que se chamam espectroscópios.



    3 A finalidade das fontes luminosas, é produzirem a luz artificial que o homem precisa para complementar ou substituir a luz natural dada pelo Sol,Radiações térmicas,Descarga num gás,Fluorescência.

    4 Energia é a capacidade de realizar trabalho, é tudo o que pode modificar a matéria, por exemplo, na sua posição, fase de agregação, natureza química. È também tudo que pode provocar ou anular movimentos e causar deformações.

    5 Um espelho reflete a luz que chega até ele. Trata-se de uma reflexão regular dos raios luminosos. A superfície refletora do espelho é bem polida.Sabemos também que uma parede reflete a luz que chega até ela (é por isso que podemos enxergar a parede). Porém, claramente notamos que existe uma diferença entre estas duas reflexões.Em uma delas podemos ver nitidamente uma imagem, que está se formando no espelho, enquanto na outra somente enxergamos a parede.

    ResponderExcluir
  10. Graziele Dias nº16
    Rayani Medina de Barros nº41
    1.As várias cores da luz visível têm comprimentos de onda um pouco menores que um milésimo de um milímetro, sendo próximo ao tamanho das bactérias. A luz visível carrega energia suficiente para estimular reações químicas em nossos olhos, permitindo que nossa visão funcione. Da mesma forma as plantas sintetizam a glicose através da fotossíntese. A luz ultravioleta tem comprimentos de onda mais curto que a luz visível, porém, mais longo que os Raio-X, leva muita energia e pode ser perigosa. Queimaduras de sol e até câncer de pele podem ser causados pela exposição demasiada à luz ultravioleta.
    2.Verifica-se que a cor se prende à luz, e com todo o contexto eletromagnético em que estas se encontra. Em última instância a compreensão do fenômeno da cor e de sua manipulação importa em conhecimentos de física os mais complexos, e por que estes foram alcançados pelo homem, foi possível criar maravilhas tais como a televisão e Internet
    Na observação superficial parece que a cor está no objeto, não nos apercebendo nós de que se prende à luz, constituída de corpúsculos. Na ausência de luz, os objetos deixam de manifestar com cor, ainda que continuem sensíveis ao tato da mão que os toca.
    Com a luz o objeto se acende e se apaga. Quer observemos a luz, quer observemos os corpos que a refletem, a cor se associa ao comportamento da luz. Por isso, não se pode definir a cor como sendo apenas o elemento visual.so dos corpos.
    3 são luzes artificiais luzes criadas pelo homem,ex:luzes de poste,luz eletrica e lampada
    4. não. Porque ela não consegue atravessar todos os tipos de materia ex:a caverna
    5. NA REFLEXÃO DIFUSA A LUZ INCIDE NUMA SUPERFICIE IRREGULAR,ELA SE REFLETE EM TODAS AS DIREÇOES.E NA REFLEXÃO ESPECULAR OS RAIOS DE LUZ ATINGEM A SUPERFICIE POLIDA DE UM ESPELHO ELA SE REFLETE EM DIREÇÃOES DETERMINADAS

    ResponderExcluir
  11. Thales Jayson Da Silva Souza 48
    João Paulo Alves Dos Santos 68

    1:A radiação eletromagnética (ou EMR, Electromagnetic Radiation do inglês) pode ser traduzida por uma perturbação no vácuo ou na matéria de forma ondulatória. A partícula, ou onda, elementar associada ao fenômeno é o fóton, o qual possui campo elétrico e campo magnético perpendiculares e em fase, propagando-se no espaço e transportando energia.

    2;luz por sua a luz branca é composta pelas ondas magneticas,compreendidas no intervalo de freguencia da luz visivel.

    3:sa fontes artificiais os objetivos criados pelo homem emitem luz:lampada e lanterna.

    4:Não porque ao passar de meio transparente luminoso para outro.nessa passagem as ondas sofrem mudanças na sua velocidade de propagaçâo.So existe refração quando o meio de luz incide e atravessar obliquantemente superficie de separação de dois meios tranparente.

    5:mas se o raios de luz atingem, a superficie polida de um espelho,ele se refletem em direções determinadas:é a chamda reflexão especular.Quando umaq luz incide num superficie irregular,ela se refrete em todas as direcões.Essa reflexão é chamada de difusa.

    ResponderExcluir
  12. Jessica Paloma n° 23 -- 19/11/2010

    1-> vários tipos de radiações eletromagnéticas (ondas de rádio, microondas, raios .... infravermelhos, luz visível, raios ultravioleta, raios X e raios gama.uma resistência elétrica que ao se aquecer, emite radiação infravermelha.

    2-> Espectros da RadiaçãoA separação de um feixe luminoso, não monocromático, nas radiações monocromáticas que o compõem, dispersão da luz, pode fazer-se, em boas condições, utilizando prismas ópticos como órgãos dispersores, em dispositivos apropriados que se chamam espectroscópios.

    3->A finalidade das fiontes luminosas e produzirem a luz artificial que o homem precisa para completar ou substituir a luz natural dada pelo sol, ex as candeias de azeite os candeiros a gas, as tochas

    4-> Não por que so existe refração quando um raio de luz enside atravessar obliquamente a superficie de separação de dois transparentes.

    5-> A diferença e que a difusa radia luz numa superficie regular e ela se reflete em todas as direções e especular atinge so a superficie polida de um espelho em direções determinadas.

    ResponderExcluir
  13. Valeu turma a participação no blog de Física
    Muito Boa a suas participação com afinco......

    Prof.Flavio -Física

    ResponderExcluir
  14. titanium bicycle bike
    The ultimate list titanium cookware of bicycle parts. This is one of 2018 ford ecosport titanium the top three unique edc titanium bikes titanium uses in the world! With a unique fallout 76 black titanium titanium system, the perfect balance of performance,

    ResponderExcluir