terça-feira, 20 de julho de 2010

115 -QUESTÕES AVALIATIVA- CALOR


RESPONDA


COLOQUE O NOME, NÚMERO E TURMA

1.Qual é a parte da física que estuda dos fenômenos ligados ao calor?
2.A energia pode ser transferida de um corpo para outro? Dê um exemplo.
3.Comente esta afirmação: “Todo corpo quente irradia calor”.
4.O que é calor?
5.O que é temperatura?
6.O que é equilibro térmico?
7.Quais são as principais escalas termométricas?
8.Quais são as maneiras pelas quais o calor pode se propagar?

7 comentários:

  1. victor p. dias barbosa

    1-A calorimetria é a parte da física que estuda os fenômenos decorrentes da transferência dessa forma de energia chamada calor.

    2-Depende de que energia voce está falando, por exeplo:
    Energia térmica, basta você colocar a mão em uma chapa quente para descobrir que o calor passa da chapa para sua mão.
    Energia elétrica, enfia o dedo na tomada que você vai descobrir se ela passa do fio para seu corpo.

    3-sim,Um corpo, não importa se quente ou frio, absorverá mais calor do que irradia se ele for colocado em contado com outro de maior TEMPERATURA. Assim um corpo, mesmo que possua mais CALOR poderá absorver mais do que irradia.

    4-Calor é uma energia em trânsito (entre corpos em temperaturas diferentes) que pode modificar a matéria (uma massa vira um delicioso pão) ou resultar da modificação desta (a madeira em chamas produz calor a partir de sua modificação).

    5-Temperatura, uma palavra derivada do Latin, reconhecida cognitivamente como o nível de calor que existe no ambiente, resultante, por exemplo, da ação dos raios solares ou nível de calor existente num corpo. A temperatura é explicada pela Física como a grandeza termodinâmica intensiva comum a todos os corpos que estão em equilíbrio térmico.

    ResponderExcluir
  2. Lasara e milton 115.

    1)calometria é a parte que estuda os fênomenos decorrentes da transferencia de energia chamada calor.

    4)é uma energia em transito (entre corpos em temperatura diferentes)que pode modificar a materia.

    5)temperatura é uma medida de energia sinetica das particulas em uma determinada substâcia.

    6)equilibrio termico ocorre quando dois corpos atingem a mesma temperatura .

    7)As escalas termométricas são mecanismos utilizados para medir a temperatura dos corpos.

    ResponderExcluir
  3. Braulio e Felipe Ricardo
    1)A calorimetria é a parte da física que estuda os fenômenos decorrentes da transferência dessa forma de energia chamada calor.
    2)Depende de que energia voce está falando, por exeplo:
    Energia térmica, basta você colocar a mão em uma chapa quente para descobrir que o calor passa da chapa para sua mão.
    Energia elétrica, enfia o dedo na tomada que você vai descobrir se ela passa do fio para seu corpo.
    3)Um corpo, não importa se quente ou indiferente, sugará mais calor do que irradia se ele for posto em relatado com outro de maior TEMPERATURA. Assim um corpo, mesmo que possua mais CALOR poderá aspirar mais do que irradia. Exemplo: Uma barra incandescente (com temperatura subida) de 1kg em contato com o oceano (a temperaturas normais).
    4)O calor é a nomenclatura atribuída à energia sendo transferida de um sistema a outro exclusivamente em virtude da diferença de temperaturas entre eles. Não é correto se afirmar que um corpo possui mais calor que outro, e tão pouco é correto afirmar que um corpo possui calor; os corpos (ou sistemas) possuem energia interna e o conceito de energia interna não deve jamais ser confundido com o conceito de calor.
    5)Temperatura é a medida da energia cinética das partículas em uma determinada substância. Historicamente, dois conceitos de temperatura foram desenvolvidos: a descrição termodinâmica e uma descrição microscópica feita pela física estatística baseada na energia cinética das partículas. Segundo a termodinâmica, que se baseia inteiramente em medidas macroscópicas de variáveis, de forma totalmente empírica, a temperatura é um parâmetro físico (uma variável termodinâmica) descritivo de um sistema que vulgarmente se associa às noções de frio e calor, bem como às transferências de energia térmica.

    ResponderExcluir
  4. Nome: Jéssica Laine alves soares e Ludymila Ágata S. de Assis Nº: 22 e 33 / Turma:115

    Respostas

    2. Sim. Exemplo: garrafa de cerveja, com uma pessoa pegando na garrafa. Porque o calor transmite energia.

    4. Calor é uma energia em trânsito (entre corpos em temperaturas diferentes) que pode modificar a matéria (uma massa vira um delicioso pão) ou resultar da modificação desta (a madeira em chamas produz calor a partir de sua modificação).

    5. É uma medida do estado da matéria de agitação das partículas de um corpo.

    6. Equilíbrio Térmico é o estado termodinâmico alcançado por um sistem e sua vizinhança após eles terem sido postos em contato térmico, por um tempo muito grande, através de uma parede que possibilite a troca de calor.

    7. Escala celsuis,a fahrenheit e a kelvin.

    ResponderExcluir
  5. Dayane Barbosa / Ana Carolina

    1)A calorimetria é a parte da física que estuda os fenômenos decorrentes da transferência dessa forma de energia chamada calor.

    2)Sim, considerando o calor como uma forma de energia.. O calor está constantemente sendo transferido entre corpos que não estão em equilíbiro térmico.

    3)Todo corpo quente imerso num meio menos quente troca calor com esse meio até atingir o equilíbrio térmico. Por isso irradia calor;
    Calor: energia térmica em trânsito

    4)O calor é uma das duas formas disponíveis para se transferir energia de um sistema a outro e expressa a quantidade de energia transferida através da fronteira comum aos sistemas.

    5)Temperatura é a medida da energia cinética das partículas em uma determinada substância. Historicamente, dois conceitos de temperatura foram desenvolvidos: a descrição termodinâmica e uma descrição microscópica feita pela física estatística baseada na energia cinética das partículas.

    6)Equilíbrio térmico é quando dois ou mais corpos chegam a mesma temperatura pela troca de calor, ou seja, o mais quente vai perdendo temperatura para o mais frio, que por sua vez, vai esquentando. Esta troca para quando chegarem a mesma temperatura.

    7)Existem vários tipos de escalas, das quais as mais conhecidas são a escala Celsius, escala Kelvin e escala Fahrenheit.

    8)o calor pode-se propagar de várias formas.uma delas é pelo metal. existem metais boms e maus condutores de calor. ex: bom condutor-aço
    mau condutor-estanho
    outra é através do ar. o calor propaga-se porque consome muito o2 (oxigénio).

    tambem através dos eletrodomésticos. eles têm enirgia e só parte dela é uzada. a energia que sai é chamada energia de calor. essa energia em grande escal propaga-se pela atmosfera terrestre e propaga-se para o sub solo. em especial para a crosta continental


    +

    ResponderExcluir
  6. Graziele Dias e Kelly Lorrayne

    1)A calorimetria é a parte da física que estuda os fenômenos decorrentes da transferência dessa forma de energia chamada calor.
    2)sim,Um corpo, não importa se quente ou frio, absorverá mais calor do que irradia se ele for colocado em contado com outro de maior TEMPERATURA. Assim um corpo, mesmo que possua mais CALOR poderá absorver mais do que irradia.
    3)Calor é uma energia em trânsito (entre corpos em temperaturas diferentes) que pode modificar a matéria (uma massa vira um delicioso pão) ou resultar da modificação desta (a madeira em chamas produz calor a partir de sua modificação).
    4)Temperatura, uma palavra derivada do Latin, reconhecida cognitivamente como o nível de calor que existe no ambiente, resultante, por exemplo, da ação dos raios solares ou nível de calor existente num corpo. A temperatura é explicada pela Física como a grandeza termodinâmica intensiva comum a todos os corpos que estão em equilíbrio térmico.
    5)Depende de que energia voce está falando, por exeplo:
    Energia térmica, basta você colocar a mão em uma chapa quente para descobrir que o calor passa da chapa para sua mão.
    Energia elétrica, enfia o dedo na tomada que você vai descobrir se ela passa do fio para seu corpo.

    ResponderExcluir
  7. jonatas queiroz
    Filipe Gomes Ventura

    1-A Termologia é a parte da física que estuda o calor.

    2-Sim,a mover outro objeto, a aquecê-lo ou a fazê-lo.

    3-Uma estrela é um corpo celeste luminoso formado de plasma . consequentemente muito calor ) no seu interior, o que produz a fusão nuclear . ...

    4-O calor é a nomenclatura atribuída à energia sendo transferida de um sistema a outro exclusivamente em virtude da diferença de temperaturas entre eles.

    5-
    Temperatura é a medida da energia cinética das partículas em uma determinada massa.

    ResponderExcluir